O EPB pode ajudar na preservação do Meio Ambiente? – Um guia sobre adjuvantes e biodegradabilidade do extrato pirolenhoso.
Termos como “biodegradabilidade”, “meio ambiente”, “poluição”, costumam aparecer com frequência quando acontece algum desastre ecológico, ou quando pensamos mais seriamente no impacto que nossas próprias ações causam ao planeta.
Em todo o mundo, mais de 400 milhões de toxinas são liberadas no ar e na água¹. Entre essas substâncias estão os defensivos químicos, amplamente utilizados na maioria das áreas de produção agrícola, a fim de minimizar as infestações de pragas, proteger as perdas de rendimento das culturas e evitar a redução da qualidade do produto.
Encontrar meios de reduzir o impacto ambiental se torna cada vez mais necessário para que se encontre o caminho para um mundo mais sustentável. Uma possibilidade muito conveniente nesse sentido, é utilizar junto ao seu defensivo o EPB Extrato Pirolenhoso do Brasil.
O Extrato Pirolenhoso EPB é um adjuvante bioestimulante orgânico biodegradável, isto é, ele é decomposto naturalmente no solo pela ação de seres vivos, o que reduz os impactos ambientais, haja vista serem necessárias aplicações menores dos defensivos químicos
Mas afinal, o que é biodegradabilidade na prática? Como isso afeta o meio ambiente? E como funciona a biodegradabilidade do EPB?
O que é biodegradabilidade?
A biodegradabilidade é a capacidade de degradação biológica de materiais orgânicos por organismos vivos até as substâncias básicas, como água, dióxido de carbono, metano, elementos básicos e biomassa.
O mecanismo varia entre processos aeróbicos e anaeróbicos e onde o processo ocorre (por exemplo, aterro, ambiente marinho ou quintal). Em geral, a digestão enzimática é facilitada pela hidrólise, um processo de duas etapas em que uma enzima primeiro se liga ao polímero ingerido para catalisar a clivagem hidrolítica. O polímero é então “clivado” em moléculas com pesos moleculares mais baixos que são então mineralizados em dióxido de carbono, água e biomassa.
A biodegradação do EPB Extrato Pirolenhoso do Brasil
Os principais compostos do extrato pirolenhoso são biodegradados em um mês, conferindo mais segurança a seu cultivo.
A biodegradabilidade do extrato pirolenhoso foi avaliada em condições de laboratório e de campo na Finlândia e os resultados foram publicados em artigo científico em 2020.
Nos ensaios de laboratório, realizados de acordo com a diretriz 301F da OECD (1992) “Respirometria manométrica”, o extrato pirolenhoso foi classificado como prontamente biodegradável, porque atingiu 76% de biodegradação durante os primeiros 10 dias.
No campo, as concentrações dos principais compostos presentes no extrato pirolenhoso (ácido acético, ácido fórmico, aldeídos, ftalatos, fenóis e hidrocarbonetos) foram iguais ao controle após 4 semanas, indicando que o extrato pirolenhoso, em sua maior parte, é degradada no solo em um mês.
Os compostos do extrato pirolenhoso servem de fonte de carbono para a microbiota do solo e estimulam seu desenvolvimento.
O uso do EPB como adjuvante agrícola
O adjuvante agrícola é uma substância ou composto sem propriedades fitossanitárias; no entanto, sua adição ao preparo de caldas para utilização nos manejos agrícolas, aumenta a eficiência dos produtos, podendo, até mesmo, modificar suas propriedades no intuito de otimizar o funcionamento do mesmo.
Existem diversas classificações de adjuvantes agrícolas e nem sempre é fácil escolher. Portanto, conhecer os diferentes produtos disponíveis no mercado, seus resultados e características, é fundamental para que a boa escolha influencie positivamente na produtividade da cultura.
Em determinados casos, a adição de adjuvante permite que a dose do herbicida utilizada seja potencializada, reduzindo assim a demanda por defensivo, o que, além de reduzir o custo de produção, reduz o impacto ao meio ambiente.
O extrato pirolenhoso do Brasil, EPB, tem sua ação comprovada como adjuvante agrícola, otimizando processos e manejos, bem como potencializando o uso de defensivos na agricultura e aumentando a produtividade das lavouras e hortas.
Leia mais sobre os Adjuvantes Agrícolas em nosso blog.
Te esperamos no próximo blog para mais soluções que otimizem os manejos agrícolas.
Referências:
- https://www.intechopen.com/chapters/45111
- Hagner, M.; Lindqvist, B.; Vepsäläinen, J.; Samorì, C.; Keskinen, R.; Rasa, K.; Hyvönen, T. Potential of Pyrolysis Liquids to Control the Environmental Weed Heracleum Mantegazzianum. Environmental Technology and Innovation. 2020.