Quando pensamos em agricultura, enxergamos a grandiosidade do nicho que movimenta o Brasil e no quanto se tem buscado soluções inovadoras para continuarmos produzindo em escala de maneira sustentável.
A produção do Extrato Pirolenhoso é, exatamente, o resultado de pesquisas na busca de uma substância que incremente produtividade aos sistemas, gerada de forma orgânica, sem impactos tanto em sua obtenção quanto em seus efeitos quando aplicados.
Mas o que é o Extrato Pirolenhoso?
O extrato pirolenhoso consiste em um líquido obtido através da queima controlada de materiais vegetais e que possui , uma variedade de substâncias, entre elas: ácidos orgânicos, álcoois, fenóis, aldeídos, entre outros; cada um, com suas propriedades.
São mais de 300 moléculas bioativas provenientes do próprio tecido vegetal.
A versatilidade do produto permite diversas aplicações, mas é na agricultura que ele se destaca, especialmente por ser uma alternativa natural e rentável.
Qual sua função?
Na agricultura, a principal aplicação do extrato é ser utilizado como adjuvante agrícola, potencializando a função de diversos outros insumos.
O adjuvante é uma substância que quando adicionada aos insumos agrícolas, sejam herbicidas, inseticidas, fungicidas ou fertilizantes, melhoram sua eficácia e /ou facilitam sua aplicação.
O extrato pirolenhoso, nessa aplicação, melhora a qualidade do solo, proporcionando melhor condicionamento físico do mesmo, o que permite melhor absorção de nutrientes e aeração do solo.
Quais as principais vantagens para a agricultura a partir do uso do Extrato Pirolenhoso?
O uso associado de extrato pirolenhoso na agricultura permite uma maior eficiência dos produtos, promovendo, além das características que apresentaremos abaixo, menor acúmulo de resíduo nos alimentos, menor risco ambiental e de contaminação do aplicador e consumidor final.
Veja abaixo as diversas outras vantagens da associação na agricultura:
- Atua como condicionante do solo – como dissemos, o extrato pirolenhoso fornece ou facilita ao solo os nutrientes e minerais essenciais ao crescimento das plantas, otimizando assim o uso de fertilizantes.
- Otimiza a absorção de nutrientes, reduzindo assim a demanda dos mesmos – o papel primordial do extrato pirolenhoso é atuar como adjuvante, facilitando a assimilação dos corretivos ou adubos aplicados ao solo, fazendo com que seja necessária uma aplicação menor de fertilizante.
- Favorece o controle de pragas e doenças – as propriedades antimicrobianas do extrato pirolenhoso permitem reduzir o dano causado pelas pragas e doenças, reduzindo ainda a demanda por defensivos químicos.
Produtores relatam que, com o uso do extrato pirolenhoso, houve uma menor demanda por defensivos, possibilitando uma economia substancial e aumento de margem líquida na mesma proporção.
- Aumento na resistência das plantas a estresses abióticos – o uso do extrato pirolenhoso, quando consideramos todos os aspectos que favorecem o vigor das plantas, faz com que aumente a resistência das mesmas a estresses como estresse hídrico, climático e estresse por salinidade. Com a maior resistência, as plantas se desenvolvem melhor em condições adversas.
- Melhora a capacidade de retenção de água – fator altamente benéfico ao controle da erosão do solo, retendo, ainda, mais nutrientes. Maior capacidade de retenção de água no solo, significa menor predisposição a estresse hídrico.
- Impacto ambiental reduzido – menos demanda por defensivos, maior capacidade de retenção de água e nutrientes, otimização do uso de fertilizantes e outros manejos – tudo isso resulta em um menor impacto ambiental causado pela atividade.
- Menores custos = maior produtividade – todos os benefícios citados anteriormente, principalmente os que refletem na redução do uso dos insumos, levam a uma redução dos custos. A redução dos custos, a qualidade na assimilação dos produtos e os diversos atributos positivos, significam uma perceptível vantagem na produtividade.
Ou seja… vários são os aspectos benéficos da aplicação do extrato pirolenhoso na agricultura, uma vez que observamos incrementos de produtividade e sustentabilidade na produção agrícola.
Como utilizar o EPB nos manejos?
Por ser um adjuvante, o extrato pirolenhoso pode ser aplicado na calda, em associação a fertilizantes, herbicidas, fungicidas, inseticidas, demais pesticidas e pulverizado sobre folhas.
Além disso, pode ser aplicado diretamente no solo para o tratamento de sementes.
Assim como diversos outros insumos agrícolas, o extrato pirolenhoso requer assistência técnica adequada na orientação quanto à recomendação de dosagem para a cultura, dependendo ainda do estágio fisiológico das plantas e da técnica de manejo a ser adotada.
Outros benefícios comprovados do uso do Extrato Pirolenhoso
Por ser um produto altamente inovador, o extrato pirolenhoso desperta no ramo científico um interesse particular, especialmente a respeito dos incrementos de desenvolvimento fenológico, radicular e melhor aproveitamento dos nutrientes para qualidade dos frutos.
Um estudo técnico divulgado pela Embrapa em 2018 concluiu que, por sua baixa toxicidade, características antioxidantes, características físicas e químicas, especialmente quanto ao conteúdo de substâncias com potencial quelatizante, o extrato pirolenhoso aumenta a eficiência dos produtos fitossanitários, a absorção dos nutrientes em pulverizações foliares, entre outras funções, com um melhor custo benefício.
No blog em anexo você lê o artigo completo sobre como, além de impactar a produtividade, o extrato pirolenhoso ajuda na preservação do meio ambiente.
O Extrato Pirolenhoso ajuda na preservação do meio ambiente?
Te esperamos no próximo blog para mais soluções que tragam ótimos resultados para a agricultura.
Nós, da EPB, Extrato Pirolenhoso do Brasil, trazemos ao mercado essa excelente opção em bioestimulante natural, multifuncional, com ação adjuvante, para aumentar o vigor das plantas e auxiliar no controle natural de pragas e doenças.
O link abaixo dá acesso ao nosso site para maiores informações, formas de aplicação, divulgação de resultados e link para orçamento e assessoria técnica especializada no assunto.