Quando pensamos em agricultura, enxergamos a grandiosidade do nicho que movimenta o Brasil e no quanto se tem buscado soluções inovadoras para continuarmos produzindo em escala de maneira sustentável.
A produção do Extrato Pirolenhoso é, exatamente, o resultado de pesquisas na busca de uma substância que incremente produtividade aos sistemas, gerada de forma orgânica, sem impactos tanto em sua obtenção quanto em seus efeitos quando aplicados.
Mas o que é o Extrato Pirolenhoso?
O extrato pirolenhoso consiste em um líquido obtido através da queima controlada de materiais vegetais e que possui , uma variedade de substâncias, entre elas: ácidos orgânicos, álcoois, fenóis, aldeídos, entre outros; cada um, com suas propriedades. São mais de 300 moléculas bioativas provenientes do próprio tecido vegetal.
Produzido a partir da transformação térmica da madeira de florestas plantadas, selecionadas, em fornos especiais, em um processo conhecido como pirólise. Deste processo origina-se o extrato de cor castanha avermelhada e translúcido e odor defumado, é coletado passando por um processo de beneficiamento de 6 a 12 meses e após o isso, envasado e destinado à utilização como insumo agrícola, seja ele associado a fertilizantes, corretivos de solo e demais defensivos.
Além disso, reduz a necessidade de outros manejos potencialmente agressivos aos recursos naturais, como mecanização excessiva, maior necessidade de fertilizantes, entre outros, gerando um sistema de agricultura com mais produtividade e lucratividade!
A versatilidade do produto permite diversas aplicações, mas é na agricultura que ele se destaca, especialmente por ser uma alternativa natural e rentável, num mercado em que cada vez os produtores buscam sustentabilidade e produtos que atendam a essa demanda.
Extrato Pirolenhoso – Escolha o verdadeiro!
Embora exista no mercado diversas opções de “extratos pirolenhosos”, apenas o Extrato Pirolenhoso de qualidade tem o poder de oferecer os diversos benefícios que apresentamos em nossos conteúdos de mídia social e aqui nos nossos blogs.
O EPB106 BioSciences da Extrato Pirolenhoso do Brasil é composto por mais de 20 anos de Pesquisa e Desenvolvimento. São longos anos de estudos em Tecnologia de Processamento, Engenharia de Coleta, Desenvolvimento de Processo e Controle de Qualidade.
Além disso, trabalhamos com uma equipe técnica de Doutores, Mestres, Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas com ampla experiência de aplicação do EPB no campo.
Antes de estar pronto para a comercialização, o EPB106 passa por processos de decantação, filtração e estabilização que duram seis meses. Também são realizadas análises laboratoriais para avaliação de diversos parâmetros físico-químicos de qualidade.
Qual a função do Extrato Pirolenhoso?
Na agricultura, a principal aplicação do extrato é ser utilizado como adjuvante agrícola, potencializando a função de diversos outros insumos.
O adjuvante é uma substância que quando adicionada aos insumos agrícolas, sejam herbicidas, inseticidas, fungicidas ou fertilizantes, melhoram sua eficácia e /ou facilitam sua aplicação.
O extrato pirolenhoso, nessa aplicação, melhora a qualidade do solo, proporcionando melhor condicionamento físico do mesmo, o que permite melhor absorção de nutrientes e aeração do solo.
Quais as principais vantagens para a agricultura a partir do uso do Extrato Pirolenhoso?
O uso associado de extrato pirolenhoso com outros produtos agrícolas permite uma maior eficiência dos produtos, promovendo, além das características que apresentaremos abaixo, menor acúmulo de resíduo nos alimentos, menor risco ambiental e de contaminação do aplicador e consumidor final.
Veja abaixo as diversas outras vantagens da associação na agricultura:
- Atua como condicionante do solo – como dissemos, o extrato pirolenhoso fornece ou facilita ao solo os nutrientes e minerais essenciais ao crescimento das plantas, otimizando assim o uso de fertilizantes.
- Otimiza a absorção de nutrientes, reduzindo assim a demanda dos mesmos – o papel primordial do extrato pirolenhoso é atuar como adjuvante, facilitando a assimilação dos corretivos ou adubos aplicados ao solo, fazendo com que seja necessária uma aplicação menor de fertilizante.
- Favorece o controle de pragas e doenças – as propriedades antimicrobianas do extrato pirolenhoso permitem reduzir o dano causado pelas pragas e doenças, reduzindo ainda a demanda por defensivos químicos.
Produtores relatam que, com o uso do extrato pirolenhoso, houve uma menor demanda por defensivos, possibilitando uma economia substancial e aumento de margem líquida na mesma proporção.
O controle de plantas daninhas, determinante ao pleno desenvolvimento das culturas, é também uma das muitas atribuições do vinagre de maneira. O produto, associado aos defensivos utilizados no controle das mesmas, tem apresentado efeitos benéficos, reduzindo a demanda por defensivos herbicidas – ou melhor – melhorando a eficiência desses produtos por promover melhor absorção, maior facilidade e praticidade no manejo e aumento em outros índices de eficácia.
Esse dado você pode observar em um dos blogs já postados em nosso site, no link abaixo.
- Aumento na resistência das plantas a estresses abióticos – o uso do extrato pirolenhoso, quando consideramos todos os aspectos que favorecem o vigor das plantas, faz com que aumente a resistência das mesmas a estresses como estresse hídrico, climático e estresse por salinidade. Com a maior resistência, as plantas se desenvolvem melhor em condições adversas.
- Melhora a capacidade de retenção de água – fator altamente benéfico ao controle da erosão do solo, retendo, ainda, mais nutrientes. Maior capacidade de retenção de água no solo, significa menor predisposição a estresse hídrico.
- Impacto ambiental reduzido – menos demanda por defensivos, maior capacidade de retenção de água e nutrientes, otimização do uso de fertilizantes e outros manejos – tudo isso resulta em um menor impacto ambiental causado pela atividade.
As práticas agrícolas tem atualmente buscado manejos mais naturais, partindo para a utilização cada vez mais presente e efetiva de controles biológicos e estratégias de fixação biológica de nitrogênio.
Os insumos biológicos – ou bioinsumos – são produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico.
Além disso, os bioinsumos podem ser destinados à nutrição de plantas, promoção do crescimento, redução dos efeitos do estresse, entre outros.
Estudos já comprovaram que o uso do EPB contribui significativamente para a eficácia da utilização dos bioinsumos, como podemos observar no blog abaixo.
- Menores custos = maior produtividade – todos os benefícios citados anteriormente, principalmente os que refletem na redução do uso dos insumos, levam a uma redução dos custos. A redução dos custos, a qualidade na assimilação dos produtos e os diversos atributos positivos, significam uma perceptível vantagem na produtividade.
Ou seja… vários são os aspectos benéficos da aplicação do extrato pirolenhoso na agricultura, uma vez que observamos incrementos de produtividade e sustentabilidade na produção agrícola.
Como utilizar o Extrato Pirolenhoso nos manejos agrícolas?
Por ser um adjuvante, o extrato pirolenhoso pode ser aplicado na calda, em associação a fertilizantes, herbicidas, fungicidas, inseticidas, demais pesticidas e pulverizado sobre folhas.
Além disso, pode ser aplicado diretamente no solo para o tratamento de sementes.
Assim como diversos outros insumos agrícolas, o extrato pirolenhoso requer assistência técnica adequada na orientação quanto à recomendação de dosagem para a cultura, dependendo ainda do estágio fisiológico das plantas e da técnica de manejo a ser adotada.
Outros benefícios comprovados do uso do Extrato Pirolenhoso
Por ser um produto altamente inovador, o extrato pirolenhoso desperta no ramo científico um interesse particular, especialmente a respeito dos incrementos de desenvolvimento fenológico, radicular e melhor aproveitamento dos nutrientes para qualidade dos frutos.
Um estudo técnico divulgado pela Embrapa em 2018 concluiu que, por sua baixa toxicidade, características antioxidantes, características físicas e químicas, especialmente quanto ao conteúdo de substâncias com potencial quelatizante, o extrato pirolenhoso aumenta a eficiência dos produtos fitossanitários, a absorção dos nutrientes em pulverizações foliares, entre outras funções, com um melhor custo benefício.
No blog em anexo você lê o artigo completo sobre como, além de impactar a produtividade, o extrato pirolenhoso ajuda na preservação do meio ambiente.
O Extrato Pirolenhoso ajuda na preservação do meio ambiente? – Extrato Pirolenhoso do Brasil – EPB
Te esperamos no próximo blog para mais soluções que tragam ótimos resultados para a agricultura.
Nós, da EPB, Extrato Pirolenhoso do Brasil, trazemos ao mercado essa excelente opção em bioestimulante natural, multifuncional, com ação adjuvante, para aumentar o vigor das plantas e auxiliar no controle natural de pragas e doenças.
O link abaixo dá acesso ao nosso site para maiores informações, formas de aplicação, divulgação de resultados e link para orçamento e assessoria técnica especializada no assunto.